Pessoas que pedalam são mais magras
Estudo mostra que utilizar bike, transporte público ou caminhar garantem IMC mais baixo

Quer emagrecer? Comece a deslocar-se a pé, de bicicleta ou de transporte público. Ao menos é o que indica um estudo publicado nesta semana no “British Medical Journal” (BMJ), períodico que realiza diversas pesquisas relacionadas à saúde.

De acordo com pesquisadores da “London School of Hygiene & Tropical Medicine”, pessoas que optam por deslocar-se a pé, de bicicleta ou de transporte público possuem IMC (índice de massa corpórea) inferior àqueles que utilizam carros, ou seja, são mais magras.

O estudo foi feito com 7.400 britânicos. Entre os homens, 76% utilizavam carros, 10% transporte público e 15% pedalavam ou caminhavam. Entre as mulheres, 72% dirigiam, 11% utilizavam o transporte público e 17% utilizavam bikes ou caminhavam.

Os resultados mostraram que os homens que usavam transporte público, pedalavam ou caminhavam apresentavam IMC 1 ponto menor do que os que utilizavam carros, ou seja, 3 kg a menos. Já entre as mulheres, aquelas que utilizavam carros apresentavam um IMC 0,7 ponto maior em relação às que pedalavam, caminhavam ou utilizavam transporte público, ou seja, 2,5 kg de diferença.

O IMC (índice de massa corporal) é uma medida usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Ele obtido dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). Uma pessoa é considerada saudável se o resultado estiver entre 18,5 e 25.

O estudo ainda analisou a porcentagem de gordura e mostrou resultando semelhantes, mesmo levando em consideração diversos fatores como idade, renda, classe social, alimentação e nível de esforço físico no trabalho.

Por fim os responsáveis pelo estudo ressaltam que mais pesquisas são necessárias para confirmar o resultado, mas afirmam que caminhar, pedalar ou utilizar o transporte público devem ser considerados como estratégia para reduzir a obesidade e as doenças a ela relacionadas.

 
   
Liga Santista de Ciclismo
Filiada.:
Tel.: (13) 99711-1779
E-mail: lsciclismo@lsciclismo.com.br
 
Desenvolvido por : Portal Weeb.com