Ciclista brasileiro vence ex-campeão mundial e conquista prova de Pista na França
Kacio Freitas dominou a prova de Keirin vencendo grandes nomes do ciclismo. O ciclista Flávio Cipriano garantiu a prata na prova de velocidade

O brasileiro Kacio Freitas, de 20 anos, garantiu o título do Grand Prix de Vitesse de Saint Denis, ao vencer na final da prova de Keirin, o francês ex-multimedalhista mundial Kévin Sireau. O evento aconteceu nesta quinta, 12 de junho, no velódromo municipal de Saint-Denis, na França. Apesar de estar competindo em casa, o medalhista olímpico e mundial não conseguiu impedir a vitória brasileira.

Participando de intercâmbio no Centro Mundial de Ciclismo (CMC), na Suíça, os atletas da Seleção Brasileira de Ciclismo de Pista encararam mais um grande desafio nesta quinta. Kacio Freitas, Flávio Cipriano, Gabriela Yumi e Diefferson Borges desembarcaram na França para competir no GP de Vitesse, uma competição válida pelo ranking mundial (UCI) que reuniu grandes nomes do esporte.

Um dos principais destaques foi o jovem Kacio Freitas que garantiu a vitória para o Brasil em uma das provas mais disputadas do evento. Kacio foi o mais rápido, deixando para trás o multimedalhista mundial e olímpico Kévin Sireau que terminou com a medalha de prata. A França também levou o bronze com Michael D’ Almeida.

Outro resultado positivo da seleção foi conquistado pelo velocista Flávio Cipriano na prova de Velocidade Individual. O brasileiro perdeu apenas para o francês heptacampeão mundial Grégory Bauge que levou o ouro, seguido por Michael D’Almeida, também da França, com o bronze.

“É incrível poder competir ao lado de grandes nomes do ciclismo mundial e estar competitivo, brigando pelos primeiros lugares. O trabalho que vem sendo desenvolvido pela CBC é fundamental para alcançarmos esse nível. Os treinamentos estão sendo cada vez mais específicos e pesados, mas o acompanhamento da equipe técnica brasileira e da equipe multidisciplinar da UCI nos dá toda tranqüilidade para continuarmos evoluindo. Estou muito feliz”, declarou Kacio.

Na avaliação do técnico da seleção, Emerson Silva, os atletas estão cada vez mais próximos de um nível desejável. “Estamos próximos de alcançar um nível internacional que nos permitirá chegar às principais competições do calendário mundial com condições para brigar pela vitória. A equipe esta muito forte e o trabalho de classificação para Rio 2016 será intensificado ainda mais nos próximos meses”, afirmou Emerson.

Projeto Intercâmbio

Atualmente a Confederação Brasileira de Ciclismo, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, contempla seis velocistas do Ciclismo de Pista no Projeto de Intercâmbio. Os atletas Diefferson Borges, Flávio Cipriano, Kacio Freitas, Fernando Siroka, Gabriela Yumi e Wellyda Rodrigues estão reunidos no Centro Mundial de Ciclismo, na Suíça, onde realizam uma preparação especifica para disputar as etapas da Copa do Mundo, que terá a primeira etapa em novembro, na cidade de Manchester, na Inglaterra. Durante esta caminhada classificatória, os atletas estarão participando de várias competições do calendário internacional pela Europa, além do Campeonato Pan-Americano, que acontece entre os dias 10 e 14 de setembro, em Aguascalientes (Mexico).

Além dos atletas do Ciclismo de Pista, atualmente o Brasil também esta representado no CMC por dois talentos do Ciclismo de Estrada, Caio Godoy e João Marcelo Gaspar, e da jovem revelação do BMX, Thaynara Morosini.

 
 
   
Liga Santista de Ciclismo
Filiada.:
Tel.: (13) 99711-1779
E-mail: lsciclismo@lsciclismo.com.br
 
Desenvolvido por : Portal Weeb.com