Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista revela talentos e define os melhores do Brasil
Competição conheceu os campeões brasileiros após quatro dias de muitas disputas no Velódromo

As disputas foram acirradas durante os quatro dias de provas no Velódromo de Maringá. Atletas das categorias Infantojuvenil, Juvenil e Junior de mais de vinte estados marcaram presença na competição que é considerada a mais importante do calendário nacional. Durante o encerramento, nesta sexta, 30, os ciclistas competiram nas provas de Scratch e Keirin.

Com provas disputadas em grupo, as principais equipes tiveram bastante trabalho para estabelecerem as suas táticas. Na prova de Scratch da Junior o ritmo foi alucinante desde o início, com a vitória ficando para o paranaense Lucas Gomes, da equipe Smel/Foz do Iguaçu, seguido por Rafael Pattero, do Clube Ciclístico Araponguense e Roger de Melo, que representa o Clube Maringaense de Ciclismo.

O Paraná voltou a subir no lugar mais alto do pódio durante a prova da Scratch feminino, com a ciclista Ana Paula Casetta, que defende o Clube Maringaense de Ciclismo. Na segunda colocação terminou a paulista Elley Silva, da Memorial/Santos, considerada também como um dos grandes destaques do brasileiro. Renata da Silva, da Associação Ciclística Rolandense, completou o pódio.

Finalizando a programação, os atletas enfrentaram as finais da prova de Keirin. A prova acontece com os atletas iniciando a disputa atrás de uma moto que mantem a velocidade controlada até faltarem três voltas para o final. A vitória da Junior masculino ficou com Juan Piccoli, da equipe U.C.I Iracemápolis/Centro de Excelência, seguido por João Vitor, da Smel/Foz do Iguaçu, e Luis Trevisan, também da UCI Iracemápolis/Centro de Excelência.

Já no feminino, as equipes paulistas prevaleceram conquistando as três primeiras colocações. A medalha de ouro foi para Thayná Araujo, da Negão Bike/Centro de Excelência/Santos. Luanna Lavelli, da Memorial/Santos, garantiu a prata e Larissa de Lima, da Merida/TPM/Jacareí, terminou com o bronze.

Com 18 medalhas conquistadas, a equipe SMEL Foz do Iguaçu, que havia conquistado apenas seis medalhas em 2013, terminou a competição deste ano mostrando uma grande evolução. Segundo o técnico do time, Thiago Salviano, a equipe conseguiu realizar um trabalho especifico para o brasileiro e os resultados foram excelentes.

“Infelizmente hoje tivemos um atleta que acabou se envolvendo em um acidente, mas o atendimento foi rápido e todos os procedimentos foram tomados. Estamos felizes com os resultados que conseguimos fazer, foi muito positivo. A nossa equipe ainda é jovem e graças ao apoio que estamos conseguindo dos nossos patrocinadores, tivemos a oportunidade de competir em várias provas que não tínhamos condições. Encerramos a competição com 18 medalhas e a sensação de ter feito o nosso melhor. O brasileiro esta evoluindo muito e a organização também esta cada vez melhor. Todos estão de parabéns”, afirmou Thiago.

Reconhecido como celeiro de novos talentos, o Brasileiro de Ciclismo de Pista encerra mais uma edição reunindo atletas que se firmam como talentos e outros que aparecem como grandes promessas. Para o técnico da Seleção Brasileira de Pista, Emerson Silva, os atletas protagonizaram momentos de muita disputa, demonstrando um bom nível técnico.

“As equipes estão de parabéns. Estamos observando uma renovação em todas as categorias, com atletas muito talentosos aparecendo. Esse é um dos principais objetivos do brasileiro, estar fomentando a modalidade e dando a oportunidade de novos talentos surgirem e mostrarem as suas qualidades para todo o Brasil”, declarou Emerson.

Os atletas voltam a competir neste fim de semana, dias 31 de maio e 1 de junho, pelo Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Junior. As competições também vão acontecer em Maringá (PR) e será marcada pelas disputas das provas de Contra-Relógio Individual e Resistência.

Por dentro das provas de Pista

O Scratch é uma prova individual, limitada a 24 ciclistas. A partida acontece em grupo e não existem etapas eliminatórias. O único objetivo é cruzar a linha de chegada na primeira colocação.

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Pista Junior é uma realização e organização da Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação Paranaense de Ciclismo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Prefeitura Municipal de Maringá, através da Secretaria de Esportes e Lazer, RPCTV, O Diário, Radio Mundo Livre e Unilife.


CATEGORIAS PARTICIPANTES
Categoria Júnior – Homens e Mulheres:
17 a 18 anos (nascidos em 1997 a 1996)
Categoria Juvenil – Homens e Mulheres:
15 a 16 anos (nascidos em 1999 e 1998)
Categoria Infanto-Juvenil – Homens e Mulheres:
12 a 14 anos (nascidos em 2002 a 2000)

ASSESSORIA DE IMPRENSA
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO

 
 
   
Liga Santista de Ciclismo
Filiada.:
Tel.: (13) 99711-1779
E-mail: lsciclismo@lsciclismo.com.br
 
Desenvolvido por : Portal Weeb.com