Provas por equipes marcam a abertura do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista Junior 2014
Principal competição do calendário nacional esta reunindo 260 ciclistas com idade entre 12 e 18 anos na cidade de Maringá (PR)

As principais promessas do ciclismo nacional estão reunidas na cidade de Maringá, no Paraná, onde participam do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Pista Junior. Os atletas disputaram as primeiras provas nesta terça-feira, 27 de maio, no Velódromo do Complexo Esportivo Municipal de Maringá.

Mesmo com o frio intenso, os atletas pedalaram forte para definir os primeiros campeões brasileiros no Velódromo. As provas por equipes deram o pontapé inicial, proporcionando disputas equilibradas pelas principais equipes presentes. Entre as atletas do feminino, as categorias Infantojuvenil e Juvenil começaram competindo na prova de Perseguição por Equipes (3.000 metros). A vitória ficou com a equipe paulista U.C.I Iracemápolis/Centro de Excelência marcando 4min10s. O segundo lugar foi para a Brucicle/Latina Têxtil/FME Brusque (4min21s) e o terceiro para a GRCE Memorial/Centro de Excelência/Santos (4min32s).

Pelas categorias Infantojuvenil e Juvenil masculino, foram disputadas as finais da prova de Velocidade por Equipes, onde a vitória mais uma vez ficou com a U.C.I Iracemápolis/Centro de Excelência, cravando 55s605, seguida pela SMEL Foz do Iguaçu, que marcou 1min02s639, e GRCE Memorial/Centro de Excelência/Santos fazendo 4min32s210.

No feminino, as atletas também conheceram as primeiras campeãs. Na prova de Perseguição por Equipes (4.000 metros), a vitória ficou com a GRCE Memorial/Centro de Excelência/Santos ao fazer 6min27s. A Associação Ciclística Rolandense marcou 6min30s e garantiu a segunda posição, enquanto a Negão Bike/Centro de Excelência/Santos completou o pódio com 6min52s.

Além das finais por equipes que foram disputadas, também ficaram definidas as fases finais das provas de Velocidade Individual para todas as categorias. As finais das provas de velocidade acontecerão nesta quarta, 28 de maio, a partir das 16 horas. No período da manhã serão disputadas as primeiras etapas classificatórias das provas de Perseguição Individual para todas as categorias.

Por dentro das provas de Pista

A prova de Velocidade por Equipes é composta por três voltas na pista (Velódromo). Cada equipe deverá ser formada por três atletas, onde cada um deles recebe a responsabilidade de puxar uma volta na frente do grupo.

Depois de puxar a volta, o ciclista abandona a competição e o líder passa a ser o atleta que estava na segunda colocação. O terceiro e último atleta da equipe deverá cruzar a linha de chegada sozinho para completar a prova. Vence quem marcar o menor tempo. No feminino as atletas formam equipes com duas atletas e seguem o mesmo formato.

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Pista Junior é uma realização e organização da Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação Paranaense de Ciclismo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Prefeitura Municipal de Maringá, através da Secretaria de Esportes e Lazer, RPCTV, O Diário, Radio Mundo Livre e Unilife.


CATEGORIAS PARTICIPANTES
Categoria Júnior – Homens e Mulheres:
17 a 18 anos (nascidos em 1997 a 1996)
Categoria Juvenil – Homens e Mulheres:
15 a 16 anos (nascidos em 1999 e 1998)
Categoria Infanto-Juvenil – Homens e Mulheres:
12 a 14 anos (nascidos em 2002 a 2000)

ASSESSORIA DE IMPRENSA
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMOr

 
   
Liga Santista de Ciclismo
Filiada.:
Tel.: (13) 99711-1779
E-mail: lsciclismo@lsciclismo.com.br
 
Desenvolvido por : Portal Weeb.com