Em decisão no sprint, venezuelano Honorio Machado vence primeira etapa e lidera Volta Ciclística Internacional do Paraná
Ciclista brasileiro Jonas Melo é o líder geral da classificação para atletas com idade até 23 anos. Segunda etapa acontece nesta quinta (24)

A oitava edição da Volta Ciclística Internacional do Paraná começou nesta quarta, 23 de abril, com muita emoção. Antes da largada da primeira etapa, foi realizado um minuto de silencio em homenagem aos ciclistas Willian Solera, Nivaldo Pereira e Wewerton Wescley, que faleceram na última semana. Logo depois, os atletas deram o pontapé inicial da competição com largada e chegada na cidade de Bela Vista do Paraíso.

Os ciclistas começaram a competição com muita cautela e todas as estratégias definidas. Poucos atletas conseguiram se desgarrar do grupo principal. Durante os 129,1 km do percurso, foram realizadas três metas volantes (chegadas intermediarias) que ajudaram a aceleraram o ritmo da prova. Uns dos protagonistas deste primeiro dia foram os atletas Endrigo Pereira (Memorial/Santos) e Patrício Almonacid (Clos de Pirque) chegando a abrir 1min40s dos adversários.

Com as equipes brasileiras sempre controlando o grupo principal, todos os atletas que tentaram abrir vantagem foram alcançados e a decisão ficou apenas para os quilômetros finais. A vitória foi para o venezuelano Honorio Machado, representante da Seleção da Venezuela, que completou o percurso em 3h04min30s. Na segunda colocação terminou o cubano Michel Rodrigues, da equipe brasileira São Francisco Saúde/Ribeirão Preto, seguido pelo argentino Cristian Clavero, da Ironage/Colner, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

“Foi uma prova muito dura, com um percurso bastante diversificado. No final recebi muita ajuda da minha equipe e acabou tudo dando certo. O trabalho foi muito bem realizado nos quilômetros finais. Começar a competição vencendo é muito importante”, destacou o campeão.

Depois da vitória na primeira etapa, Honorio Machado será o primeiro líder da competição e largará a segunda etapa com a camiseta azul que representa a liderança geral. Na classificação de metas volantes (camiseta verde), quem lidera é o chileno Pedro Palma (Clos de Pirque), enquanto na classificação para melhor atleta com até 23 anos, o brasileiro Jonas Melo (ADF Bauducco) é o primeiro colocado.

Para o secretário de esportes da cidade de Bela Vista do Paraíso, Thiago Carvalho, voltar a receber uma competição de ciclismo na cidade foi um grande privilegio. “Fazia bastante tempo que não sediávamos uma competição de ciclismo. Quando recebemos o convite, aceitamos na mesma hora. É um grande privilegio poder sediar uma etapa da Volta do Paraná em nossa cidade. Essas ações ajudam bastante no desenvolvimento do esporte. Várias crianças das nossas escolas também tiveram a oportunidade de conhecer e torcer por todos esses grandes atletas”, destacou o secretário.

A Volta Ciclística Internacional do Paraná tem a organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paranaense de Ciclismo (FPC), com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI) e patrocínio da Caixa Econômica Federal. Todas as informações do evento estão disponíveis no hotsite oficial: www.cbc.esp.br/voltapr2014

Resultados
Classificação da primeira etapa:
1º) Honorio Machado (Seleção da Venezuela) – 3h04min30s
2º) Michel Garcia (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto) – mt
3º) Cristian Clavero (Ironage/Colner) – mt
4º) Halysson Ferreira (VELO/SEME Rio Claro) – a 2s
5º) Carlos Manarelli (Funvic/São José dos Campos) – a 2s

Classificação geral após a primeira etapa:
1º) Honorio Machado (Seleção da Venezuela) – 3h04min20s
2º) Michel Garcia (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto) – a 4s
3º) Cristian Clavero (Ironage/Colner) – a 6s
4º) Halysson Ferreira (VELO/SEME Rio Claro) – a 12s
5º) Carlos Manarelli (Funvic/São José dos Campos) – a 12s

Classificação geral por pontos:
1º) Honorio Machado (Seleção da Venezuela) – 10 pontos
2º) Pedro Palma (Clos de Pirque) – 7 pontos
3º) Michel Fernandez (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto) – 7 pontos

Classificação geral Sub-23:
1ª) Jonas Queiroz (ADF Bauducco) – 3h04min34s
2ª) Roniel Campos (Seleção da Venezuela) – a 2s
3ª) Endrigo Pereira (Memorial/Santos) – a 3s

Classificação geral por equipes:
1ª) Seleção da Venezuela – 9h13min45s
2ª) Ironage/Colner – mt
3ª) Funvic BrasilInvest/São José dos Campos – a 2s
 
   
Liga Santista de Ciclismo
Filiada.:
Tel.: (13) 99711-1779
E-mail: lsciclismo@lsciclismo.com.br
 
Desenvolvido por : Portal Weeb.com