CLAUDIO CLARINDO – O ADEUS FORÇADO AO HOMEM DOS PEDAIS DE LONGA DISTÂNCIA
GEORGE PANARA escreveu em 25/01/2016 sobre NOTÍCIAS
Faleceu nesta segunda-feira feira, 25 de janeiro, vítima de atropelamento enquanto fazia mais um dos seus treinos pela rodovia Rio-Santos, o ciclista especialista em provas de longa distância, Claudio Clarindo.

Há certos momentos em que é difícil escrever uma nota. Redigir uma notícia e todo acidente que envolve um atropelamento e morte de um ciclista me faz parar e refletir sobre os riscos da pratica deste esporte, estou nisso já há muito tempo e toda vez bate essa sensação ruim, essa sensação de que faltam pernas para chegar e completar o percurso e que isso não pode estar acontecendo mais uma vez.

No sábado foi o caso da equipe Giant-Alpecin que enquanto treinava pelas estradas da Espanha foi atropelada por uma senhora de 73 anos que guiava pela contra-mão da estrada, ela era inglesa, dirigindo um carro inglês com volante do lado direito, falta de atenção e o desastre aconteceu, após uma curva o grupo de ciclistas deu de cara com o automóvel. A imprudência levou ao hospital 6 ciclistas, dois ainda continuam hospitalizados.

Nesta segunda-feira , foi aqui perto, com gente conhecida, com uma pessoa que muitos dos nossos leitores já conversaram ou tem amizade, com um ciclista que se tornou referência nas provas de longa distância e que por mais um ato de imprudência por parte de um motorista tem sua vida roubada em um instante.

Clarindo no dia anterior havia completado um treino junto com ao seu companheiro de equipe Jacob Amorim, foram quase 800 km – um percurso de ida e volta – de Santos até o estado de Minas Gerais. No dia seguinte é claro que ele iria dar mais um girinho, afinal o projeto de fazer o maior número de provas de longa distância estava em andamento. Ele e Jacob mais uma vez foram para a estrada, mais uma vez para a Rio-Santos, estrada praticamente obrigatória para os treinos de todo ciclista da baixada santista, e no quilometro 244 foram atropelados. Um motorista irresponsável que dormiu ao volante, cruzou a pista e levou mais uma vida. Mais um crime é cometido. Clarindo perdeu a vida, apesar de ser resgatado por equipe do SAMU chegou ao hospital já em óbito vítima de parada cardio respiratória; seu parceiro de treinos Jacó sofreu fratura no fêmur e passou por cirurgia.

Clarindo chegou no ciclismo através do triatlo quando passou a se dedicar a provas de longa distância como o IronMan; daí para as provas de longa distancia de ciclismo foi um pulo, e foi nelas que consolidou sua carreira ao apostar em provas de Extra Distante, pedalando por 24 horas sem parar, encarando o desafio do Race Across America por 5 vezes sendo que em uma delas obteve o recorde latino-americano e tornou-se o melhor ciclista brasileiro na prova com 10 dias e 15 horas de pedal.

Nos projetos futuros estava a disputa do circuito mundial de longa distância aonde tentaria entrar na lista dos maiores ciclistas de longa distância do Mundo. Muito mais que tirar a vida de um esportista, a imbecilidade de um motorista deixa um órfão e uma viúva e todos nós um pouco mais tristes ao vermos que este tipo de acidente, provocados pela imprudência continuam a se repetir.

Por se dedicar a provas de longa distância Clarindo era um ciclista que sempre pedalava com seus equipamentos de segurança, sabia da necessidade de ver e ser visto, não dispensava o uso de capacete, luvas e procurava pedalar pelo acostamento. No ano passado soube reunir a comunidade para protestar contra a falta de policiamento na rodovia Cônego Domênico Rangoni após uma onda de assaltos. Usou o seu nome para movimentar e agrupar os ciclistas da baixada santista.

Clarindo sabia cuidar da imagem do esporte e principalmente sabia vestir a camisa de seus patrocinadores, e cuidava como poucos. Era um profissional exemplar que muito garotão que está começando deveria nele se espelhar com sua humildade, atenção e carinho. Ciclista de boa conversa, educado, era um motivador e um incentivador. Sua perda no faz começar a semana mais tristes.

Adeus ciclista descanse em paz…

 
 
 
   
Liga Santista de Ciclismo
Filiada.:
Tel.: (13) 99711-1779
E-mail: lsciclismo@lsciclismo.com.br
 
Desenvolvido por : Portal Weeb.com