Tour do Rio marca encontro de três campeões da temporada

No ano passado, Sevilla colocou a camisa amarela do Tour do Rio na 1ª etapa e não a tirou mais

Dani Prandi / Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O Tour do Rio, que começa nesta quarta-feira (26 de agosto), marca o encontro de três campeões da temporada: Oscar Sevilla, Gustavo Veloso e Daniel Diaz. Sevilla e Veloso são espanhóis e Diaz é argentino. Sevilla, radicado na Colômbia, compete na forte equipe EPM-UNE e chega como o favorito entre os favoritos. Bicampeão do Tour do Rio, acaba de conquistar o tricampeonato da Volta da Colômbia e já disse que quer o tri por aqui também.

Veloso festeja o bicampeonato na chegada em Lisboa no início de agosto

Gustavo Veloso integra a equipe portuguesa W52-Quinta da Lixa e também deve chegar embalado, já que acaba de conquistar o bicampeonato da Volta a Portugal, em duas vitórias seguidas, no ano passado e na edição 2015, no início de agosto.

Vale destacar que a Volta a Colômbia terminou dia 16 de agosto e a Volta a Portugal uma semana antes, no dia 9. Com etapas duras nas montanhas, tanto Sevilla quanto Veloso tiveram pouco tempo para recuperação. O que pode significar uma vantagem para outros escaladores, como Daniel Diaz, vencedor do Tour de San Luis no início da temporada, em sua estreia com a equipe brasileira Carrefour Soul Funvic, de São José dos Campos.

Diaz esteve na prova do Aquece Rio com a equipe Funvic, no dia 16. No Tour do Rio, junta-se a colegas fortes escaladores, como Kleber Ramos e João Gaspar, que também disputaram o evento-teste dos Jogos Rio 2016. O novo percurso da prova, com mais sobe e desce na região serrana do Rio, pode contar a favor.

A torcida para o líder, o argentino Daniel Diaz, no Tour de San Luis

Entre as novidades do pelotão nacional está a estreia de Antonio Garnero, campeão brasileiro de 2014, na Equipe de Ciclismo de Taubaté (ECT), que terá na disputa Tiago Fiorilli, Renato Ruiz, Alex Arseno e os novatos Luan da Matta e Nathan Mahler.

Já o novo campeão brasileiro de ciclismo, Everson de Assis Camilo, da equipe Avaí, também está confirmado na escalação do time de Florianópolis, que vai contar ainda com o veterano argentino Matias Médici.

Do interior paulista, a equipe Green Piracicaba/Shimano confirmou seu time para a disputa, com Eriberto Medeiros, Alessandro Guimarães, Marcos Novello, Rodrigo Melo, Rodrigo Quirino e Glauber Nascimento. Já a equipe de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde / Biosev / SME) vai competir com Alan Maniezzo, Antoelson Dornelles, Jeovane Oliveira, Lucas Ribeiro, Mário Veríssimo e Mauríco Knapp.

O Tour do Rio começa nesta quarta-feira com largada às 11h da Barra da Tijuca. O destino é Angra dos Reis, em um percurso de 158 km. Na quinta-feira, a etapa será de Angra dos Reis a Valença, com 175 km. Na sexta-feira, o destino é a cidade de Rio das Flores, a 166 km de Valença. No sábado, o pelotão segue para Teresópolis, com 153 km de percurso. No último dia, largam de Teresópolis e retornam ao Rio de Janeiro, com trajeto de 145 km.

AS EQUIPES
ESTRANGEIRAS
EPM-Une – Area Metropolitana – Colômbia
W52 – Quinta da Lixa – Portugal
Southeast ProCycling Team – Itália
Team Rwanda – Ruanda
Champion System Stans No Tubes – Estados Unidos
Seleção Nacional da Costa Rica – Costa Rica

NACIONAIS
Carrefour Funvic Soul Cycling Team – São José dos Campos
Equipe de Ciclismo de Taubaté – Taubaté
São Francisco Saúde – Ribeirão Preto
Memorial – Santos
Avaí – Florianópolis
Green Piracicaba – Piracicaba
Team Osasco – Osasco
Clube DataRo – Cascavel
Equipe UFF – Rio de Janeiro

   
Liga Santista de Ciclismo
Filiada.:
Tel.: (13) 99711-1779
E-mail: lsciclismo@lsciclismo.com.br
 
Desenvolvido por : Portal Weeb.com