Volta do Uruguai volta ao calendário UCI e terá 3 equipes do Brasil

Pelotão na Volta da Juventude, no Uruguai

Do Bikemagazine
Foto Eduardo Schaucoski

Após duas temporadas fora do calendário UCI, a Volta Ciclística do Uruguai retorna ao America Tour. A competição 2.2 UCI, que começa nesta sexta-feira (27 de março ) e termina no dia 5 de abril, terá três equipes brasileiras na disputa: Avaí, DataRo e Funvic. Duas equipes da Argentina e uma do Chile completam o grupo dos times estrangeiros.

A 72ª edição da prova, realizada ininterruptamente desde 1946 e que, antes disso, teve outras duas edições, em 1939 e 1941, terá largada em Maldonado e chegada em Montevideo. Serão nove etapas de estrada e duas de contrarrelógio, sendo uma individual e outra por equipe. No total, o pelotão vai percorrer mais de 1.370 quilômetros.

Na Funvic, a equipe será formada pelos atletas Roberto Silva, Francisco Chamorro, Flávio Santos, Murilo Affonso, Antônio Garnero e Daniel Díaz. “Estamos levando um grupo forte para a competição no Uruguai, pois a prova que retornou ao calendário a UCI neste ano, terá 11 etapas e dará muitos pontos para o ranking América Tour, o qual lideramos por equipe e no individual com Daniel Díaz”, disse o técnico da equipe, Benedito Tadeu, o Kid.

Vale destacar que em 2012, último ano em que a prova teve chancela da UCI, o atleta da Funvic Soul Cycling Team, Magno Nazaret, foi o campeão geral daquela edição. Por estar voltando aos treinos agora, após sofrer lesão na clavícula ao se acidentar na primeira etapa do Tour de San Luis, Nazaret não irá ao Uruguai este ano.

Em 2013, o campeão foi Cristian Egídio (DataRo), que está confirmado para defender o título. Para o técnico da DataRo, Hernandes Quadri Junior, a equipe está preparada. “Vamos para brigar por vitórias. Já estivemos no Uruguai neste ano, disputando a Rutas de América, e vimos que podemos sim buscar bons resultados”.

No ano passado, o vencedor foi o uruguaio Mariano De Fino, da equipe Fênix.

AS ETAPAS

1ª etapa – Maldonado – Minas – 120 km
2ª etapa – Minas – Rocha – 171 km
3ª etapa A – Treinta Y Tres – Melo – 115 km
3ª etapa B – Melo – 12 km (crono por equipe)
4ª etapa – Tacuarembó – Tacuarembó – 106,3 km
5ª etapa – Tacuarembó – Durazno – 180 km
6ª etapa – Durazno – Santa Lucía – 150 km
7ª etapa – San José – Colonia – 120 km
8ª etapa – Colonia – Mercedes – 184,1 km
9ª etapa – Fray Bentos – CRI – 22,3 km
10ª etapa – Cardona – Montevideo – 191,2 km

EQUIPES DO BRASIL

Avaí
Matías Medici
Gilberto Gois
Everson Camilo
Fernando Finkler
Edson Rezende
Eduardo Pini

DataRo
Cristian Egidio
Ramiro Cabrera
William Chiarello
Cleberson Weber
Aquila Roux
Jorge Dickel

Funvic
Dani Díaz
Antonio Garnero
Murillo Ferraz
Francisco Chamorro
Roberto da Silva
Flavio Cardoso Do Santos

 
 
   
Liga Santista de Ciclismo
Filiada.:
Tel.: (13) 99711-1779
E-mail: lsciclismo@lsciclismo.com.br
 
Desenvolvido por : Portal Weeb.com