Argentino Cristian Clavero é o primeiro líder da Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul

Apesar de ser a etapa inaugural da competição, também foi a mais longa com 213 km entre as cidades de Porto Alegre e Torres. A largada aconteceu nesta quarta, 9, pontualmente as 9h da manhã em frente ao Palácio Piratini no centro de Porto Alegre. Na chegada em Torres quem levou a melhor foi o argentino Cristian Clavero, seguido pelo brasileiro Cristian Egidio, na segunda colocação.

Mesmo com todas as apostas para uma decisão final em grupo, os atletas aceleraram desde os primeiros quilômetros e o pelotão principal acabou se dividindo durante o percurso. Inicialmente dezenove atletas abriram vantagem colocando mais de um minuto sobre os demais adversários. Após os atletas disputarem três prêmios de meta volante (chegadas intermediárias), a prova começou a ser definida com quatro ciclistas assumindo a liderança.

O primeiro a cruzar a linha de chegada foi o ciclista argentino Cristian Clavero, que defende a equipe brasileira Ironage/Colner. Cristian completou o longo percurso de 213 km em 4h17min21. Com o mesmo tempo do vencedor terminou o brasileiro Cristian Egidio, da equipe Dataro/Bottecchia, segundo colocado e melhor brasileiro na etapa. O chileno José Luis Rodrigues completou o pódio na terceira colocação.

“A equipe já largou pensando em trabalhar para o Clavero, que é um atleta com uma chegada bastante forte. A tática era trabalhar para o Sprint final e posicionar bem os atletas que terão a chance de brigar pela classificação geral. Estamos com atletas muito fortes na subida e nossa intenção é buscar o título geral da prova”, declarou Jose Rone, auxiliar técnico da equipe Ironage.

Cristian Egídio que recentemente representou a seleção brasileira nos Jogos Sul-Americanos do Chile destacou a importância de iniciar a volta sendo o melhor ciclista brasileiro: “A etapa favorecia as minhas características por ser plana, com poucas subidas. Meu objetivo era tentar vencer, mas estou contente em terminar na segunda posição como o melhor brasileiro. Começar a competição bem é muito importante para toda a equipe, mas sabemos que ainda tem muita coisa para acontecer”, enfatizou Cristian.

Os ciclistas competem à segunda etapa nesta quinta, 10 de abril, com largada em Torres e chegada em Cambará do Sul, percorrendo 141,7 km. Durante o trajeto será disputado uma meta volante e três prêmios de montanha. A etapa será a primeira oportunidade para os atletas começarem a definir as primeiras colocações da classificação geral.

A Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul é uma organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Gaucha de Ciclismo (FGC), com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI) e patrocínio da Caixa Econômica Federal. Todas as informações do evento estão disponíveis no hotsite oficial: www.cbc.esp.br/voltars2014

Resultados
Classificação da primeira etapa
1º) Cristian Clavero (Ironage/Colner) – 4h17min21s
2º) Cristian Egidio (Dataro/Bottecchia) – Mt
3º) José Luis (Clos de Pirque) – Mt
4º) Mauricio Knapp (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto) – a 03s
5º) Walter Gaston (Ironage/Colner) – a 1min13s

Classificação geral após a primeira etapa
1º) Cristian Clavero (Ironage/Colner) – 4h17min21s
2º) Cristian Egidio (Dataro/Bottecchia) – a 04s
3º) José Luis (Clos de Pirque) – a 06s
4º) Mauricio Knapp (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto) – a 013s
5º) Walter Gaston (Ironage/Colner) – a 1min23s

Classificação por pontos após a primeira etapa:
1º) Cristian Clavero (Ironage/Colner) – 10 pontos
2º) Cristian Egidio (Dataro/Bottecchia) – 7 pontos
3º) Jose Garcia (Seleção da Venezuela) – 5 pontos

Classificação por equipes após a primeira etapa:
1ª) Ironage/Colner – 12h55min06s
2ª) Clos de Pirque – 12h55min32s
3ª) Dataro/Botecchia – 12h56min02s

Classificação geral Sub-23 após a primeira etapa:
1ª) José Luis (Clos de Pirque) – 4h17min17s
2ª) Endrigo Pereira (Memorial/Santos) – a 3min15s
3ª) Matias Arriagada (Chile) – a 3min15s

Programação:
2ª Etapa (10/04) – Torres / Cambará do Sul – 141,7 km
3ª Etapa (11/04) – Cambará do Sul / Bento Gonçalves – 177,4 km
4ª Etapa (12/04) – Bento Gonçalves / Nova Petrópolis – 97 km
5ª Etapa (13/04) – Nova Petrópolis / Nova Petrópolis – 195,5 km

ASSESSORIA DE IMPRENSA
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO
 
   
Liga Santista de Ciclismo
Filiada.:
Tel.: (13) 99711-1779
E-mail: lsciclismo@lsciclismo.com.br
 
Desenvolvido por : Portal Weeb.com